sábado, 22 de maio de 2010

Tabela Periódica da Cerveja em Português!


Traduzimos pro português a genial tabela periódica da cerveja que ronda afora pela Internet, com o intuito de fazer as pessoas por estas bandas descobrirem o quão variado é o universo cervejeiro! Muita gente se surpreende em ver que cerveja não é só o trinômio "clara", "ruiva" e "morena".

O conteúdo trata-se de uma alusão a tabela periódica dos elementos químicos, mas com estilos de cerveja! Para cada estilo são fornecidos alguns dados básicos do "DNA" da cerveja, tais como Unidades de Amargor(IBU), a densidade antes (OG) e depois da fermentação (FG), padrão de cor (escala SRM) e álcool (ABV). Também tem uma descrição super resumida das características sensoriais de cada estilo, e aproveitamos para colocar alguns exemplares brasileiros na lista, é claro! Fizemos um trabalho de design com o intuito de deixá-la mais atraente!

ps.: Apesar de extensa, vale lembrar que nem todos os estilos de cerveja estão nesta tabela! E que também os índices da identificação dos estilos não seguem a risca o BJCP, associação que regula os parâmetros para competições e avaliações de cerveja!

EM TEMPO 1: o Felipe Kamakura desenvolveu um modelinho interativo da tabela muito bacana, onde você passa o cursor e clica no estilo desejado para saber mais sobre ele! Vejam só!!

EM TEMPO 2: segue link no rapidshare para download da tabela. Está em formato PDF em vetor, ou seja, basta abrir o arquivo e mandar imprimir direto em qualquer tamanho (fica legal em A2) que a qualidade fica boa! Bom proveito!

http://www.4shared.com/office/Ph6Fco2S/Tabelaperiodica__7_.html

Um brinde!
Agora cervejeiros, vamos treinar esta tabela!!!

43 comentários:

  1. Pela primeira vez na vida fez algo de útil pela humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite!

    Vi uma matéria sobre o blog na revista Gula e achei super interessante!
    Tenho um blog chamado Achei na Metrópole (www.acheinametropole.com.br) e gostaria de fazer uma matéria sobre a iniciativa de vocês!

    Para tanto, precisarei de fotos e algumas informações.
    Aguardo retorno por email logo que possível e agradeço desde já!


    Atenciosamente,

    Caroline Fakhouri| Jornalista
    carol_fakhouri@yahoo.com.br
    www.acheinametropole.com.br

    ResponderExcluir
  3. voce tem essa tabela em vetor (cdr) ? grande abraco e parabens ficou show

    ResponderExcluir
  4. Fala Rafael! Beleza?
    Manda um email pra gente que enviamos pra você!

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Fábio, teria como voce me enviar a tabela periodica em alta definição?

    Gostaria de imprimir e emoldurar essa belezinha!

    fredbcarneiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, gostaria de receber (se possível) uma cópia com maior definição.

    Agradeço antecipadamente,

    Mauricio França
    mffranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal,

    Também gostaria de receber a tabela em alta!
    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Abs.

    Renato

    ResponderExcluir
  8. Bom dia se possível poderia enviar a tabela por e-mail.
    Muito bacana as informações do site.
    mergulho.fernando@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Fábio, quero imprimir a tabela mas ela está protegida por senha. Vc poderia disponibilzar em alta resolução para mim? Meu e-mail: barbarataz@uol.com.br agradeço desde já

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de receber a tabela periódica em maior definição. Meu e-mail é raphaelcalango@gmail.com
    Abradeço desde já, abraço a todos...

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Gostei muito dessa tabela, em um bar aqui na minha cidade tem dessa tabela.
    Pode me mandar em alta resolução, por favor?
    Meu e-mail: c_matheus_silveira@hotmail.com

    Obrigado! =D

    ResponderExcluir
  12. Ola boa tarde.
    parabens pelo blog!
    poderia por favor me enviar em alta definicao essa tabela? everson.vc@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  13. Ótimo trabalho. A tabela ficou mais bonita que a importada, além de ter exemplos das nacionais!

    Realmente a cerveja artesanal é uma paixão!

    Gostaria de uma cópia em resolução maior, por favor.
    paulo.jurza@gmail.com
    Obrigado e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  14. Po, eu queria ela em alta definição também.
    Imprimir, enquadrar e por na parede do quarto.
    Se puder, mande para dcorsi@gmail.com, por favor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Fábio, gostaria de ter um arquivo em alta definição da tabela. Por favor, você pode me enviar? Meu e-mail é re.casarin@gmail.com

    Um abraço.

    Rodrigo Casarin

    ResponderExcluir
  16. olá Fábio, Também gostaria muito da tabela em alta definiçao se possivel. muito grato
    tsayon@uol.com.br
    Tiago Sayon

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite, vcs poderiam mandar essa tabela em alta definição, por favor.
    zelglia@yahoo.com.br


    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Celso Ricardo Alves3 de fevereiro de 2011 08:23

    Boa Tarde, Amigo gostei da sua iniciativa de traduzir a tabela, voce poderia me passar o arquivo dela em alta resulução?
    desde ja agradeço...
    o meu email para contato: cuc-a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. estou fazendo um curso de somellier de cervejas e essa tabela vem muito a calhar. voce poderia me enviar pcreis@uol.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Fábio!
    Faço cerveja em casa, e vivo em Blumenau. Peço o favor de passar a tabela em alta resolução!

    luizbernardino@ymail.com

    Obrigado
    Luiz Bernardino

    ResponderExcluir
  21. Também gostaria de receber em alta definição para imprimir e emoldurar.

    Grato

    Guilherme Tosi
    guilhermetosi@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Fábio;
    Parabéns pela tabela. Você teria o arquivo em alta definição para me enviar? Em caso positivo, segue: francielo@hotmail.com.
    Grande abraço e, mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Meu amigo, que belezura de tabela heim! Também gostaria de imprimir a tabela em alta definição, você poderia por obséquio me enviar o arquivo em alta? dougryu@bol.com.br
    Grande abraço, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Trabalho na WE Consultoria, empresa aqui de Porto Alegre que vende equipamentos e insumos para fabricação de cerveja artesanal. Achamos muito interessante a sua tabela e gostaríamos de fazer um quadro, mantendo suas referências e tudo mais. Poderia me enviar um arquivo em alta resolução, por favor?

    andreiascosta@hotmail.com
    andreiascosta15@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Ficou ótima a tabela. Podem me enviar uma cópia em alta resolução? c.mazza72@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo excelente trabalho. Vocês podem por favor me enviar uma versão em alta resolução? Obrigado. arthur.gruber@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Pessoal, tb?
    Alguem pode disponibilizar o aqrquivo da tabela periodica em vetorial por favor?

    thiago.mendes@ccdi.com.br

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Gostaria, também, se possivel o envio da tabela em alta resolucao para confeccionar um quadro em meu bar. Santé Bonheur!!! obrigado
    Fabiano

    ResponderExcluir
  29. oi, boa noite. tambem gostaria de receber a tabela em alta resolucao para colocar no bar de casa.
    markushanderson@hotmail.com ou markushanderson@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Tudo bem?
    Gostaria de saber se você pode me mandar, pro favor, essa tabela em uma maior resolução?

    kenkolamen@gmail.com

    Tenho um restaurante de comida japonesa com uma boa carta de cerveja (mais de 20 rótulos).
    Essa iniciativa de vocês é bem bacana! Queria fazer um poster dessa tabela para colocar no restaurante!

    Desde já, obrigado!

    Serginho Villela.

    ResponderExcluir
  31. oi, boa noite. tambem gostaria de receber a tabela em alta resolucao para colocar no bar de casa.
    markushanderson@hotmail.com ou markushanderson@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  32. O Link para download não está mais funcionando.

    Vocês poderiam me mandar por e-mail?

    borges_andrade@yahoo.com.br

    Desde já grato!

    ResponderExcluir
  33. Ficou ótima a tabela. Podem me enviar uma cópia em alta resolução?
    ninaeventos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. caros, o link foi reestabelecido! abs

    ResponderExcluir
  35. Ficou ótima a tabela.
    Pode me enviar uma cópia em alta resolução? paulo.paschoal@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. poderia me enviar em alta resolução.
    fredyymartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Boa noite!
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    Poderia me enviar tbm uma cópia em alta resolução?
    dentini@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Ótimo trabalho, poderia me enviar uma tabela em alta definição, deste já agradeço.

    rodrigopiresjf@oi.com.br

    ResponderExcluir
  39. Fábio,

    Poderia enviar em arquivo em alta definição para que possa imprimir em tamanho maior?
    lago_amin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. Olá, se não for pedir muito também ficaria muito grato se puderem enviar a tabela em alta resolução para que eu possa fazer um quadro.
    email: ricardobrais@gmail.com
    Abraços,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  41. baixem isto que deu certo para remover a senha que há no PDF para quem quer utilizar no Corel!
    http://www.baixaki.com.br/site/dwnld12659.htm

    ResponderExcluir
  42. Podem me enviar uma cópia em alta resolução?
    lrvidal28@gmail.com

    ResponderExcluir